Iniciar em Modo Online, Iniciar em Modo Offline, com Diálogo, dentre outros

De In9 Mídia Soluções Digitais
Ir para: navegação, pesquisa
Neonews-windows.jpg

Principais modos de execução do Neonews

Figura 1 - Ícone do Aplicativo Configurações

Independente do tipo de instalação escolhida para seu computador, o Neonews disponibiliza diferentes opções para se executar a aplicação. Em termos gerais, as três principais estão evidenciadas abaixo (Figura 2).

Icones Neonews Player.png
Figura 2 – Principais modos de execução do Neonews

São elas:

  • Neonews Player: Inicia o software tendo como base as alterações feitas pelo próprio usuário dentro do aplicativo de Configurações (Figura 1), mas sempre iniciando offline, ou seja, ele inicia o sistema sem sincronizar os dados juntamente aos servidores; Uma eventual sincronização acontecerá posteriormente.
  • Iniciar em Modo Offline: Independente das configurações definidas pelo usuário, ele inicia o sistema sem sincronizar os dados juntamente aos servidores; utilizando-se dos arquivos que já estejam na memória do computador; sendo estes resultados de uma sincronização anterior.
  • Iniciar em Modo Online: Antes de iniciar qualquer veiculação de programação, o sistema verifica a equivalência dos dados e atualiza os mesmos, comparando com o que existe nos servidores.

Por padrão, a instalação de nosso software envia para a área de trabalho um atalho de nome Iniciar Neonews Player. Como dito anteriormente, sua execução segue as definições editadas pelo usuário, tendo este, é claro, as feito (o que, em suma, exclui o primeiro acesso depois da instalação; já que neste momento ainda é necessário editar as configurações do Neonews). Os demais atalhos podem ser encontrados no menu iniciar do Windows, através do seguinte caminho:

Iniciar > Todos os Programas > In9 Mídia Soluções Digitais > ...

Modos alternativos de execução do Neonews

Se você chegou a verificar o caminho listado logo acima, provavelmente notou a existência de outras opções de execução (Figura 3), sendo elas:

Icones Alternativos Neonews Player.png
Figura 3 – Modos alternativos de execução do Neonews


Esses modos alternativos de execução permitem a visualização da programação de vários terminais (um de cada vez, é claro!) sem que os dados de configuração de seus terminais previamente visualizados sejam perdidos.

Ahn? Como assim? Não entendi. Você pode estar se perguntando.

Vamos lá! Imagine que você configurou um Terminal X para ser visualizado. Clicou em Obter do servidor, digitou seu login, sua senha, escolheu o modo de execução, ativou o terminal, clicou em Aplicar e Sair e iniciou em modo online. A programação começou a ser visualizada e estava tudo certo. Tranquilo até aqui?

Agora imagine que você queira verificar a programação de um Terminal Y. Mesma rotina de configuração do terminal anterior: Clicar em Obter do servidor, digitar seu login, sua senha, escolher o modo de execução, ativar o terminal, clicar em Aplicar e Sair e iniciar em modo online. Programação sendo visualizada.

Mas e se agora, neste momento, você decidir visualizar novamente a programação do seu Terminal X?

No momento em que você finalizou a configuração do Terminal Y (clicando em "Aplicar" ou em "Aplicar e Sair") não tendo salvo em um arquivo XML as configurações do terminal utilizado anteriormente (no caso, Terminal X), as configurações do terminal anteriormente configurado se perderam.

Poxa! Sério que terei de fazer todos os passos novamente? Exatamente. Clicar em Obter do servidor, digitar seu login, sua senha, escolher o modo de execução, ativar o terminal, clicar em Aplicar e Sair e iniciar em modo online. Enfim, todos os passos novamente.


Com o intuito de se evitar tal processo repetitivo, implementamos a possibilidade de se salvar as configurações de acesso de vários terminais (utilizando um XML para armazenar as configurações de cada terminal), de modo a realizar acessos rápidos (em um futuro breve); sem a necessidade de se clicar repetidas vezes em Obter do Servidor, digitar suas informações de login, escolher opções de inicialização, dentre outros.



Certo! E qual o procedimento para salvar essas configurações nesse tal arquivo XML?

Depois de concluídas as configurações de seu terminal citadas abaixo:

  • clicar em Obter do servidor;
  • digitar seu login e senha;
  • escolher o modo de execução;
  • ativar o terminal;

Nesse momento, ainda na tela de Configurações, clique em Aplicar ao invés de clicar em Aplicar e Sair. Isso manterá a tela de Configurações aberta. Isso mesmo, não feche a tela de Configurações.

À partir daí, clique em Arquivo (Menu na parte superior esquerda) e logo após em Salvar Como...(Figura 4). Uma nova tela se abrirá (Figura 5), solicitando um caminho de pastas no qual deverá ser salvo o arquivo (por padrão, na própria pasta de instalação do Neonews) e requisitando um nome para salvar esse arquivo XML. Neste exemplo, usei Terminal X.

Configurando Dialogo1.png Configurando Dialogo2.png
Figuras 4 e 5 – Tela de Configurações / Salvando em XML (Salvar Como...)


Aconselhamos FORTEMENTE a não utilizar a própria pasta do Neonews para salvar estes arquivos de configurações de seus terminais.

Mas por que isso? Não seria melhor que os arquivos XML ficassem alocados na própria pasta do Neonews? Você pode estar se perguntando.

Bom, repare que na própria Figura 4 é possível notar a existência de arquivos XML utilizados para definição do próprio sistema, como por exemplo: config.XML, currencies.XML e stockexchanges.XML. Eles podem acabar se misturando aos seus arquivos de definição dos terminais; e, eventualmente, serem deletados, mesmo que por engano.


Por padrão (ao clicar em "Aplicar", ou em "Aplicar e Sair", sem usar as opções de salvar em arquivo XML), as configurações do terminal são salvas justamente e exclusivamente no arquivo config.XML, e são sobrescritas sempre que se configura um novo terminal. Ao usar a opção de salvar em um arquivo XML estamos criando uma cópia extra, além do config.XML, para simplificar um uso futuro.



Bom, voltando à explicação.

Depois de ter salvo as definições de seu terminal em um arquilo XML, você poderá abrir rapidamente essas configurações, mesmo que o terminal em questão não tenha sido o último a ser utilizado.

Figura 6 - Modos alternativos de execução do Neonews

Existem duas maneiras para utilizar as configurações salvas em XML:

* Usando o Iniciar em Modo Online/Offline com Diálogo

Imediatamente após executar uma das duas aplicações disponíveis (Figura 6), a tela Abrir (Figura 8) será mostrada. Escolha o arquivo XML correspondente às configurações do terminal desejado e clique em Abrir (botão na parte inferior direita). Prontinho, a programação já se abrirá automaticamente.

A diferença entre os Modos Online e Offline (das opções com Diálogo) é a mesma dos modos normais de execução. Fica somente no fato de a programação ser (ou não) atualizada antes da veiculação.

* Ou usando diretamente o arquivo de Configurações (Figura 1)

... e clicando em Arquivo (Menu na parte superior esquerda) e logo após em Abrir Como... (Figura 7). Uma nova tela se abrirá (Figura 8), indicando em que caminho de pastas estará se buscando o arquivo XML (por padrão, na própria pasta de instalação do Neonews) e solicitando a escolha de um determinado arquivo XML. Neste exemplo, escolhi Terminal X.

Configurando Dialogo4.png Configurando Dialogo3.png
Figuras 7 e 8 – Tela de Configurações / Abrindo um XML (Abrir Como...)


Depois de escolhido o arquivo e ter clicado em Abrir, você será redirecionado à tela de Configurações. Clique em Aplicar e Sair para terminar a configuração e depois inicie o Neonews em modo online. Prontinho, a programação será sincronizada e logo após, veiculada.


Durante a execução do Neonews, as informações abaixo podem ser úteis:


Canais de atendimento.jpg